sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O ato de escrever -- parte I por Allan Pimentel


                                             O ato de escrever—parte I            


Escrever é uma das práticas mais autênticas e nobres do ser humano.O homem ,mediante sua racionalidade, tornou , com o decorrer dos tempos , tal ato uma  verdadeira arte no sentido “téchne"do termo. Seja o ficcionista, ser artístico por excelência, seja o bom jornalista  e até mesmo você que se aventura nas redações “amadoras” da vida (cartas, mensagens eletrônicas, bilhetes, narrativas breves, resenhas entre outras); todos ,de um certo modo, precisam de clareza, coerência e certo estilo  a fim de que possam ser compreendidos e compreender.
  Os colossais escritores de nossa literatura mundial já afirmavam categoricamente que o escrever se aprende escrevendo. Contudo, não é somente a prática desenfreada e sem método desta atividade enobrecedora da condição humana que tornará o indivíduo um hábil redator. É preciso desmistificar a noção de que redigir bem significa lançar mão de palavras difíceis encontradas nos pavoneados discursos ruibarboseanos ou de qualquer retórico afetado do século XIX. Muito pelo contrário.
Um bom texto em prosa , por exemplo, de caráter informativo  ou ensaístico  vai exigir de seu compositor o uso de uma qualidade fundamental: a clareza.
Produzir um texto claro implica em empregar palavras simples , curtas, ou seja, o popular ser curto e grosso. Nas minhas análises de textos informativos,diga-se de passagem, da medíocre imprensa brasileira , vê-se  uma perda monumental de estilo
 Como o estilo é forma e a forma afeta na apreensão do conteúdo, o leitor e/ ou telespectador crítico e mediano ficam atônitos às barbaridades veiculadas e aos atentados terroristas contra a clareza. Neste carnaval, vi uma tevê exibir uma notícia que adjetivava  com o termo “clássica” a música Rebolation do grupo Parangolé. Já não existe neste caso um problema básico de clareza,mas sim de  semântica, isto é , de sentido, de significação literal. Sem contar o crime contra a História da música.

Um comentário:

  1. "palavras difíceis encontradas nos pavoneados discursos ruibarboseanos ou de qualquer retórico afetado do século XIX"

    Vide: Catulo da Paixão Cearense! Gênio, que certamente não teria apoio da poderosa mídia televisada:
    Poeta eu sô sem sê dotô
    Sou sertanejo
    Eu sô fio lá dus brejo
    Du sertão do Aracati
    As minha trova
    Nasce d’arma sem trabaio
    Cumo nasce na coresma
    Nu seu gaio a frô de Abri
    (U POETA DU SERTÃO)

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